quinta-feira, agosto 2

Obra dos Deuses?...



Há coisas curiosas...costumam dizer-me que tenho uma tendência estranha para memorizar episódios, estórias e factos de somenos importância, bastante inúteis, dizem. Não sei porque o faço, mas ouço tanta informação durante o dia e sou confrontada com tanta historiazinha (muitas das vezes de caca) que dp dá nisto.

Bom, mas o que queria deixar aqui registado hoje é uma curiosidade que não considero de somenos importância. Michelangelo Antonioni e Ingmar Bergman dois Monstros Cineastas como em muitos anos não haverá, morreram ambos no mesmo dia. Como cinéfila que sou não podia ficar indiferente, mesmo não sendo um grande fã de filmes a preto e branco (felizmente, amaior parte deles já foram "convertidos" a cores), verdade é que estes dois senhores deixaram um contributo intensíssimo no Cinema Mundial.

Estamos perante uma infeliz coincidência? Eu acho que não. Já estou como a outra, mas para mim não há coincidências. Também não sei explicar ao certo a que se deverá esta situação, mas acho incrível dois cineastas tão fabulosos despedirem-se do nosso Mundinho no mesmo dia. Até parece que decidiram ir dar asas à criatividade juntos para outra realidade mais bonita de filmar...será? não sei, mas apesar de reagir muitissimo mal à Morte, desta vez senti uma coisa estranha ao ler a notícia da morte de ambos. Uma espécie de apaziguamento..

O mesmo que senti no dia em que soube que a viúva do álvaro Cunhal faleceu: exactamente um ano depois da morte do Camarada Álvaro (13 de Junho de 2005), que, por sinal, também faleceu de mãos dadas com outro génio literário: Eugénio de Andrade.

Será que a criatividade tem dia marcado para se despedir de nós?

1 comentário:

Mosqueteca disse...

Eu acho que não há coincidências.

E há dias em que consigo conjugar este fatalismo com a minha corrente intrinseca, que é determinista.

Outros dias ando em permanente conflito, a arranjar silogismos marados para justificar as coisas.