sexta-feira, março 30

Portuguesismos



"O mais louvável num nazi é a forma como, visto de fora, parece quase humano"...
Ricardo Araújo Pereira in Visão, 29.03.2007

e eu acrescento ...que o mais louvável num fascista é a forma como consegue ser identificado como o bom-feitor e o gajo recto e honesto que muito fez pelo nosso país. Isto a propósito, claro está, da eleição de Salazar como o grande português. Confesso que me chocou. E chocou-me porque acho mesmo que não devemos brincar com coisas sérias. E a RTP 1 "pôs-se ao jeito" e tramou-nos a todos. é muito mau sinal, muito mesmo, o Grande Português ser um déspota, um fascista que torturou aqueles que lutavam pela liberdade. E ainda é pior haver tanta boa gente por aí, que não passou pela tortura, que não passou por um regime sem liberdade, que tenha o DISPLICÊNCIA de votar neste homem para Grande Português. Caramba, mas está tudo louco???somos um povo de atrasados mentais??Eu também acho que é muito mau sinal, o Álvaro Cunhal ter ficado em segundo lugar.Revela o quão pouco informadas as pessoas são e desconhecem o que foi o regime da união soviética. Mas justiça seja feita, mais depressa considero um RESISTENTE mais próximo da noção de grande português do que um DÉSPOTA.

Estou triste, porque tudo isto podia ter sido evitado. Repito, não gosto que brinquem com coisas sérias.

quarta-feira, março 28

E depois? Morreram as vacas e ficaram os bois...


Era uma vez um boi chamado Hannibal. Era pacífico, correcto e educado. E falava francês.

O Hannibal vivia num lindo prado e tinha por vizinhas umas vâches, a Collette, a Marie Julliette, a Sissi e a Chloe.



Ora, o Hannibal estava, para sua grande infelicidade, separado das vacas por uma sebe de arame farpado. E o agricultor só o deixava visitar as vacas umas vez por mês. Mas elas, ai, as vacas, estavam sempre a chamá-lo:

- Hannibaaaaal! Hannibaaal! Vien ici!



E o Hannibal bem queria, mas sempre que ia a correr para a cerca, bem via que não podia, mal reluzia o arame farpado.

Mas elas continuavam:



- Hannibaaal! Anda cá ter connosco. Salta e vem cá ter! Oh, Hannibal!!



Um dia, o Hannibal ganhou coragem. Estava decidido. Ia saltar o arame farpado e passar para o outro lado. Ia ter com as vâches. Correu para trás, ganhou balanço e vummmmm, lá saltou ele, patas da frente para a frente, patas de trás para trás. Um salto glorioso e uma aterragem macia na terra das vacas. E elas exclamaram:



-Oh, Hannibal!! Ohhhh!



E o boi disse:

-Hannibal, non, Hanni, parce que les bals ont restés lá!

quinta-feira, março 22


Tequila and Salt

This should probably be taped to your bathroom mirror where you could read it everyday. You may not realize it, but it's 100% true. 1. There are at least two people in this world that you would die for. 2. At least 15 people in this world love you in some way. 3. The only reason anyone would ever hate you is because they want to be just like you. 4. A smile from you can bring happiness to anyone, even if they don't like you. 5. Every night, SOMEONE thinks about you before they go to sleep. 6. You mean the world to someone. 7. You are special and unique. 8. Someone that you don't even know exists loves you. 9. When you make the biggest mistake ever, something good comes from it. 10. When you think the world has turned its back on you take another look. 11. Always remember the compliments you received. Forget about the rude remarks. So...........If you are a loving friend, send this to everyone, including the one that sent it to you. If you get it back, then they really do love you. And always remember....when life hands you Lemons, ask for tequila and salt, and call me over! Good friends are like stars........You don't always see them, but you know they are always there. "Whenever God Closes One Door He Always Opens Another, Even Though Sometimes It's Hell in the Hallway" I would rather have one rose and a kind word from a friend while I'm here than a whole truck load when I'm gone.

niilismo de quinta-feira


Luluzinha: Mas até é boa pessoa...podíamos ser amigos, de facto.
Bolinha: Sabes que há muitas boas pessoas no mundo. és amiga de todas?
Luluzinha: err...pois...

quarta-feira, março 21

O mundo é das mulheres

Depois de uma sessão monocromática, passei ao extremo oposto: Dreamgirls.

E digo-vos uma coisa: as mulheres, se quisessem, dominavam o mundo.
No filme, elas é que fazem andar a história, elas é que criam e resolvem tensões, elas é que sofrem com os conflitos, elas é que fazem o espetáculo, elas é que escolhem os gajos e elas é que deixam os gajos. Elas é que animam a malta, elas é que têm os filhos e elas é que sabem e fazem o que querem. Mesmo que demore anos.

Foi um trio negro feminino que conquistou audiências brancas. Foi Deena-Diana que passou de cantora secundária a diva da disco e ainda lixou o marido, que antes tinha lixado a amiga. É lindo!

A "ídolo" que ganhou o Óscar vai mesmo muito bem - a voz dela é uma manta polar - a Beyonce transforma-se facilmente numa Ross (pelo menos a nível de caracterização) e o Eddie... O Eddie. O Burro do Shrek... Também vai bem. Grande casting. Pena ser um musical e, a certa altura, eu já me estar a contrair com espasmos pré-gregoriantes de enjoo musical em cenas sentimentais marcantes. Mas gostei.

Black & White

Fotografias a preto e branco são um must.

E filmes a preto e branco? NOT!! Pelo menos, para a Mosqueteca e a Mosqueduda, que, ontem, tentaram fazer mais uma incursão pelo cinema a preto e branco - O Bom Alemão - e nem o facto de termos os profissionais George Clooney, Toby Macguire e Cate Blanchett nos impediu de olhar para dentro. Na sessão das 20h!


É impossível. A princípio, aquando do Good Night and Good Luck, pensámos que o problema era por ser uma sessão da meia-noite depois de um dia de trabalho, por ser um tema um bocadinho boring e por ter pouca acção e muita conversa da treta.


Afinal... Releva-se impossível a estas Mosque ver filmes a preto e branco numa sala de cinema. Ou melhor, em qualquer sítio. Eu só pensava, enquanto a Mosqueduda dormitava, que se fosse em casa, já tinha mudado de canal há séculos! Pior! Nem tinha parado no filme. Saltava logo. Ai...


O Bom Alemão. Não vos vou contar o fim do filme, mas, quer dizer... Para além de ter 15 minutos desnecessários no final, é muito escuro, tem um som propositadamente horrível e uma imagem provocadamente defeituosa. Parece um misto daquele teledisco (sim, digo teledisco...) da banda desenhada dos AHA, com o Sin City (mas tudo a preto e branco), com um bocadinho de Casablanca. Soderbergh, vai-te catar.

terça-feira, março 20

Saudade...saudade...saudade de minha lisboa e meu dinamo


Entre as luzes do norte, penso em ti.... neste tempo vago, esta lenta morte, espero por ti....
lembros os dias, procuro-te nas noites...
Persigo a minha sombra com esperança de que a tua surja no recorte da minha; em cada esquina seguro o coração, para que o meu olhar não caia por não te ver surgir....mas mesmo assim rezo e espero anseio e desejo....mas tu não vens
No brilho do sol, deixo os meus sorrisos sairem para brincar com as memórias de ti; como zéfiros plantam imagens cheias de toques e cheiros, da tua pele morna e suada de verão...e o teu calor invade os meus pulmões e abraça-me uma tal força que me sinto explodir ....num choro, um gemido, que da minha alma grita num vento meridional "Amo-te. Espero pro ti."
E para trás fica o Douro, o melancólico Douro e preparo o meu regresso ao único sítio onde encontro a paz, de regresso ao lar onde os teus olhos de traquino rapaz me esperam, por toda a parte a dizer que me amam.......

segunda-feira, março 19

Collect the moments one by one

Porque é Segunda-feira, porque está um tempo de caca, porque está uma ventania desgraçada e a Primavera, hoje, parece mais longe, porque música boa não faz mal a ninguém, porque é uma maneira de oscular os meus Mosque, os que estão mais perto e os que estão mais longe e além-fronteiras, aqui fica a Feist com o Mushaboom (se bem que eu estou mais Secret Heart mood que outra coisa):







Fica a letrinha para a acompanhar:

Helping the kids out of their coats
Oh wait the babies haven't been born oh
Unpacking the bags and setting up
And planting lilacs and buttercups oh

But in the meantime we've got it hard
Second floor living without a yard
It may be years until the day
My dreams will match up with my pay

Old dirt road,
(mushaboom, mushaboom)
knee deep snow
(mushaboom, mushaboom)
Watching the fire as we grow
(mushaboom, mushaboom)
o-o-o-o-old

I got a man to stick it out
And make a home from a rented house
And we'll collect the moments one by one
I guess that's how the future's done oh

How many acres, how much light
Tucked in the woods and out of sight
Talk to the neighbours and tip my cap
On a little road barely on the map

Old dirt road,
mushaboom, mushaboom)
knee deep snow
mushaboom, mushaboom)
Watching the fire as we grow,
mushaboom, mushaboom)
o-o-o-o-old
(mushaboom, mushaboom)
Old dirt road rambling rose
(mushaboom, mushaboom)
Watching the fire as we grow
(mushaboom, mushaboom)
Well I'm Sold...

quinta-feira, março 15

Parabéns Madresita...



15 de Março - Aniversário de Mamãe da Mosqueduda - uma nativa de Peixes muito especial. Palavras para quê?fica o Klimt e a sua poesia para desejar mais um ano de grande felicidade à minha querida Matriarca

Prémio Camões 2007


Confesso que não sou especial admiradora do senhor, mas, estranhamente fiquei contente por lhe terem dado o Prémio Camões ...o certo é que já li coisas dele que me deixaram com pele de galinha, por isso terá honras de destaque no blog mais eclético do espaço cibernético. Deixo-vos um faduncho, Parabéns António :)

Fado da Pré-Reforma

Almofada de missanga
para deitar a cabeça,
e um fumo negro na manga
antes que alguém adoeça.

Quando saio pró emprego
dizes-me adeus do postigo:
gosto de ti seja cego
fique já aqui tolhido!

Tomo o meu chá de limão
na leitaria da esquina:
ao beber treme-me a mão
se ao meu lado no balcão
se empoleira uma menina.

Almoço um pastel folhado
volto ao escritório a correr
sento-me à mesa apressado
e logo o patrão, zangado,
Antunes não pode ser!

No trinta e oito pra Chelas
leio a Bola ao solavanco
passam postes e janelas
chamam no alto as estrelas
há quem voe para elas
e eu sentado no banco.

Esfrego os pés no capacho
vens de robe dar-me um beijo
que sejas nova não acho
mas calo-me ponho um pacho
e enquanto aqueces o tacho
vai-se-me logo o desejo.

E tu em Marvila: amor
não gostas do meu cozido?
Mas seja lá como for
gosto de ti sim senhor
fique já aqui tolhido!


in Letrinhas de Cantigas, António Lobo Antunes

terça-feira, março 13

Cheguei!!!!!!!!!!!

Cheguei pra conquistar o mundo
Você seduz e vai bem fundo
A vida é assim e nunca é demais
O que mamãe falou não vale mais nada
Não vale nada

Você é feita de feitiço
Joguei e vou pagar por isso

A vida é assim e nunca é demais
O que mamãe falou não vale mais nada
Não vale nada

Pega brinca, leva que é de graça
Fica linda que o amor não passa
Vem com tudo em cima que eu vou com você

O amor da Julieta......é o DARTAZÃO!! Um super herói ao vosso dispor. Mágoas e feitições, Sorrisos e rabiscos, contem comigo...num post perto de si!

Beijos

Brincar aos eremitas


Pois é..mais um fim-de-semana alienada da realidade...a brincar aos eremitas deutschcromagnons. Confesso que é muito bom voltar a este cantinho e constatar que voltámos ao nosso cenário medieval :) de facto não sei o que me deu para transformar o blog numa pequena loja de gomas...mi perdoem plisi, não voltará a acontecer!

Back to the basics

O template primário, maioritariamente votado como o preferido!

Cá está ele, de novo.

Que condiz com a fonte do contador.

Coisa de-quê?

Sabem o anúncio da Sara Tavares? Do Banco? Bom feeling, bom feeling, yeah, yeah, yeah...? O que é que ela diz?

Deixa a janela do sorriso aberta,
Coisa boa, boa, coisa de esperta OU coisa desperta OU quê?

segunda-feira, março 12

Porque hoje é segunda...

É incrível como os estímulos certos nos podem fazer mudar de opinião e mesmo estado de espírito.
Esta mosque sempre odiou a segunda, que dia estúpido, que acordar doloroso... a sensação que todo o universo conspira contra nós e nos obriga a saltar da cama às sete da manhã...
No entanto tudo mudou, para mim as segundas são dos melhores senão o melhor dia da semana, pela segunda feira eu até desejo que o fim de semana passe a correr.
Bendito Apolo...
Muitas empresas portuguesas deviam conhecer este truque e assim garantiam a máxima produtividade (pelo menos a feminina) neste dia de semana... aliás se fossem mesmo espertos arranjavam as suas segundas feiras particulares... ou terças, ou quartas... e isso é que era aumentar o PIB.

quinta-feira, março 8

Pior que experimentar roupa...


É a Mosqueteca e a Mosqueduda a experimentarem templates para o blog... Ai...

quarta-feira, março 7

Em família

Publicidade ao meu querido cunhadinho Andreas...Música hebraica para quem gosta :) dêem uma espiadela....

O meu condão

Sabem o que é uma fofoca?

É um aaanimal mamarinho.

segunda-feira, março 5

Your Personality is Very Rare (INFP)

Your personality type is dreamy, romantic, elegant, and expressive.

Only about 5% of all people have your personality, including 6% of all women and 4% of all men
You are Introverted, Intuitive, Feeling, and Perceiving.

Obrigada Pedro!


Ontem deixaste-me assim depois de um repasto tão bom e de uma tertúlia dominical perfeita :)

beijinho enorme Peste

Ai que bem escolhido!

Estou muito satisfeita com a escolha da Academia para o Oscar de melhor filme estrangeiro.

O filme é brutal.Sou uma fã incondicional do cinema europeu e, nos últimos anos, tenho tido um especial predilecção para o cinema alemão...Assim, nem fiquei especialmente surpreendida com a escolha do tema - o controlo comunista efectuado no início da década de 80 aos artistas da ex-DDR a quem eram literalmente cortadas as asas da inspiração para voar para ocidente.Para além da excelente interpretação de Ulrich Muhe (já devidamente premiado) o filme aborda de forma desprendida e sem preconceitos a temática que ainda está impregnada em todos os alemães de leste e que os torna no povo "frio" a que ninguém fica indiferente. Vão ver e saibam mais http://www.sonyclassics.com/thelivesofothers/

Sugestão de Início de semana

Este site é fabuloso...Só a nossa directora para encontrar estas preciosidades cibernéticas : ) BOA SEMANA E BOA MOOD

http://www.musicovery.com/

domingo, março 4

Eu é que sou o presidente da junta....

Lanche...
Caso não saibam foi a nossa querida Mosqueduda que inventou a conceito de chá.
Na era pré-Mosqueduda as pessoas só faziam 3 refeições por dia.
Aliás deve-se mesmo à Mosqueduda a invenção de diversos conceitos dos dias de hoje:
- tolerância -100
- inconveniência
- volúvel...
O que seria de nós sem tão sábias definições desta nossa Mosque.....
Dama.... só contigo é que eu gosto de dançar Kizomba. Oh nari nari ná eh o nari ná!

sexta-feira, março 2

Diamonds are... in Gulbenkian



Mosqueteca: Eu quero ir ver a exposição da Cartier à Gulbenkian.

Mosquesheilla: Eu também lá quero ir.

Mosqueduda: Eu também... então.

Tara ou mania?

Citando:

Eu não gosto de me sentar tão perto do chão.

F.

Pensamento daquela noite

Citando:

Ser amigo é dar espaço aos amigos quando eles estão a sofrer.

F.

quinta-feira, março 1

Em Diálogo



POEMA EM LINHA RECTA - ÁLVARO DE CAMPOS

POEMA EM LINHA RECTA

Nunca conheci quem tivesse levado porrada.
Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo.

E eu, tantas vezes reles, tantas vezes porco, tantas vezes vil,
Eu tantas vezes irrespondivelmente parasita,
Indesculpavelmente sujo,
Eu, que tantas vezes não tenho tido paciência para tomar banho,

Eu, que tantas vezes tenho sido ridículo, absurdo,
Que tenho enrolado os pés publicamente nos tapetes das etiquetas,
Que tenho sido grotesco, mesquinho, submisso e arrogante,
Que tenho sofrido enxovalhos e calado,
Que quando não tenha calado, tenho sido mais ridículo ainda;

Eu que tenho sido cómico às criadas de hotel,
Eu, que tenho sentido o piscar de olhos dos moços de fretes,
Eu, que tenho feito vergonhas financeiras, pedido emprestado sem pagar,
Eu, que, quando a hora do soco surgiu, me tenha agachado,
Para fora da possibilidade do soco;
Eu, que tenho sofrido a angústia das pequenas coisas ridículas,
Eu verifico que não tenho par nisto tudo neste mundo.

Toda a gente que eu conheço e que fala comigo
Nunca teve um acto ridículo, nunca sofreu enxovalho,
Nunca foi senão príncipe . todos eles príncipes na vida...

Quem me dera ouvir de alguém a voz humana
Que confessasse não um pecado, mas uma infâmia;
Que, contasse, não uma violência, mas uma cobardia!
Não, são todos o Ideal, se os oiço e me falam.
Quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil?

Ò príncipes, meus irmãos,
Arre estou farto de semideuses!
Onde é que há gente no mundo?

Então sou só eu que é vil e erróneo nesta terra?

Poderão as mulheres não os terem amado,
Podem ter sido traídos . mas ridículos nunca!
E eu, que tenho sido ridículo sem ter sido traído,
Como posso eu falar com os meus superiores sem titubear?
Eu, que tenho sido vil, literalmente vil,
Vil no sentido mesquinho e infame da vileza.

Álvaro de Campos