sexta-feira, julho 27
terça-feira, julho 24
Incentivos desesperados à natalidade...?
Espanha oferece 2500 euros por cada criança nascida no país
O Governo espanhol vai pagar às famílias 2500 euros por cada criança nascida ou adoptada, desde que tenha residência oficial no país.
«Espanha precisa de mais crianças para se desenvolver e as famílias de mais apoio para criá-las», declarou o primeiro-ministro espanhol, José Luis Zapatero, ao justificar a medida.
Refira-se que a natalidade em Espanha cresceu no ano passado. Foram registados 481,102 nascimentos, mais 15,000 que em 2005. Neste caso, o valor do incentivo superaria os 1200 milhões de euros.
O anúncio foi proferido no dia em que foram divulgados os últimos dados sobre natalidade em Espanha. Relativamente ao ano passado, a média de filhos por mulher cresceu ligeiramente. Actualmente é de 1,37, o nível mais alto desde 1991.
Já em Portugal, o número médio de filhos por mulher é de 1,4, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Contudo, verifica-se um déficit de nascimentos na ordem dos 55 mil por ano.
Na Alemanha a taxa é de 1,7, um valor superior mas ainda assim abaixo da média ideal - 2,1 - , considerada necessária para se manter a população em nível estável. Para contrariar a descida na natalidade, o governo alemão começou a atribuir um subsídio que pode chegar aos 25 mil euros.
A lei entra em vigor a partir de hoje. Além dos 2500 euros, o Estado vai continuar a atribuir o anterior subsídio de nascimento, no valor de 100 euros.
De referir ainda que esta medida será aplicada a qualquer mulher, independentemente da sua nacionalidade - basta que tenha residência autorizada em Espanha.
quinta-feira, julho 5
Cum Caneco
um arguido que actualmente defendo, acusado, entre outros ilícitos, de receptação, ofereceu-me ontem à porta da sala de audiências onde iria ser julgado um relógio Eletta, sem pilha, do Cash Converters.
Será caso para dizer que "cada um tem o que merece"... ?